Friday, July 10, 2009

Eu acredito que os Africanos são responsáveis por África - Barack Obama

Source: Yahoo(picture); Allafrica (interview)

O presidente Americano Barack Obama faz a sua primeira visita à África Sub-Sahariana hoje, 10 de Julho de 2009. Lembre-se que ele pisou este belo continente pela primeira vez quando foi ao Cairo a sensivelmente 1 mês atrás.


Desta vez ele vai à Accra (Ghana) capital de um país que ganhou a minha admiração pela sua constante implementação de padrões internacionais e Africanos de boa governação, defesa de direitos de propriedade privada e paz. E não só, lembrem-se que o Ghana, aquando da presidência de Kwame Nkrumah, foi o motor de muitas independências em África.


Obama em entrevista ao Allafrica.com (http://allafrica.com/stories/200907021302.html?page=2) deixou ficar algumas palavras simpáticas para o continente, com ênfase ao Ghana. Nesta entrevista, ele indica o seu plano para o continente que viu nascer seu pai, critica construtivamente à Kenya e ao continente em geral.


Ela diz admirar as reformas implementadas e a democracia evidente na Tanzania e Ghana. Eu acho que Moçambique está também no bom caminho e que talvez sejamos agraciados com a visita do presidente mais poderoso do mundo num futuro breve - mas ainda temos muitas reformas por implementar e desenvolvimento por fomentar.


Obama indica na entrevista que " acredita que o que travou o desenvolvimento de África foi o facto de doadores por muitos anos terem criado desculpas e terem fechado a vista a questões pertinentes como boa governação e corrupção – as desculpas assentam-se na crença do neo-colonialismo e racismo por parte do Ocidente".


Ele diz acreditar que os mapas colonias são em parte responsáveis pelos diversos conflictos que afectaram e continuam a afectar o continente, mas que estamos em 2009 e essas desculpas já não são relevantes. Este é o caso de Moçambique, onde tivemos uma guerra civil quase que a proxy (fiduciário) do conflicto civil sulafricano - enfim uma guerra neo-colonial e não civil. Não tento aqui dizer que o conflicto não trouxe benefícios, mas digo que tal não era a intenção inicial da Renamo.


Enfim, clique no link do Allafrica.com e leia a entrevista por completo, achei muito interessante, mas não concordei com tudo que Obama diz, mas olha que ele está no bom caminho.


PS: George W. Bush foi o presidente Americano que promoveu o maior quantum de doações para África - será que Obama irá quebrar o seu recorde?

2 comments:

  1. Eu concordo com o que Barack Obama disse e tenho certeza que já incomoda a muitos líderes que esperavam dele, seu advogado.

    ReplyDelete
  2. Todos nós temos muitos sonhos e muitos planos, desejamos ter todo o luxo possível.
    Mas e se isso acontecesse no momento e exatamente como desejamos?

    Palladium Mor é uma Técnica revolucionária revelada a Avelino jr no momento em que o mesmo esteve hospitalizado por conta de um sério acidente.
    O principal objetivo desta Técnica é ligar o seu Intelecto Interno ao Universo e assim, consequentemente, você passará a interagir de uma forma plena com o seu Criador, e desta forma todos os seus desejos serão alcançados por um caminho curto e livre.

    Aplique está fantástica Técnica em sua vida, e desfrute de todas as maravilhas que este mundo tem a oferecer em total abundância.

    Boa sorte!

    www.palladiummor.com.br


    ps: se for possível, leve isto ao conhecimento das pessoas que realmente precisam

    ReplyDelete