Monday, May 18, 2009

O pluralismo partidario em Moçambique e o meu Moçambicanismo


Depóis de algum tempo sem desdobrar-me por estas linhas tecládicas e patentear o meu sentimento no concernente ao desenvolvimento da nossa Nação, volto para tocar num tema que é corrente e interessante, as eleições previstas para este ano.

Varios blogues e agências noticiosas já começam a identificar-se com este ou aquele partido político, e com os seus respectivos manifestos eleitorais e/ou visões políticas e sociais. Eu não perderei tempo e portanto digo de voz alta que sou do partido do multipartidarismo.

Acredito que o multipartidarismo nas eleições e consequentemente (Deus queira) no parlamento irá beneficiar a Moçambique imensamente, a longo prazo.

A nossa escolinha do barulho vai amadurecendo com tempo e cravo, podemos esperar num futuro breve/ou não, que os membros do parlamento produzam legislação que responda as necessidades do eleitorado, mas para tal temos que fazer a nossa voz soar bem alto gritando, “o parlamento é servidor do povo e não o contrário”.

Muitas vezes eleitores independentes/ e ou pro-multipartidarismo são acusados por este e/ou aquele partido ou partidario de posicionarem-se contra este e aquele partido, mas como pode tamanho absurdo repercutir o real? O antónimo ser na mesma dimensão o reflexo? Se és pro-multipartidarismo, és contra o partidarismo?!!! Eu sou neutro partidariamente, e aberto aos namorismos eleitorais. O meu voto não está garantido, quem o quiser terá que o ganhar, com promessas reais, positivas e pro-desenvolvimento.

Eu sou pro-escolha e acredito que a Frelimo oferece soluções que a Renamo, o MDM e o IPADE não oferecem, e vice-versa. Acredito que a união faz a força e portanto extremismo político/ inflexibilidade política não beneficia o País. Uma abertura a opiniões contrárias abre portas para uma imensidão de soluções. Temos que aprender a ouvir aos nossos adversarios. Então os partidos políticos tem que deixar de jogar o papel de inimigos e começar a tomar um papel preponderante, o de adversários políticos dispostos a ilustrar a sua capacidade de geração de politicas beneficiárias ao eleitorado, e dispostos a trabalhar em comunhão rumo ao desenvolvimento irreversível de Moçambique.

Acredito que até aqui quatro (4) partidos politicos tenham manifestado intenção de concorrer no próximo pleito eleitoral, nomeadamente a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), o Instituto para a Paz e Democracia (IPADE), o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO). Espero que outros partidos entrem para a corrida nacional e dispersem o poder politico, de modo a que o parlamento reflicta opiniões diversas baseadas na realidade nacional e não em teórias políticas e/ou económicas.

Espero que as nossas eleições sejam caracterizadas por alegria, paz, transparência e Moçambicanidade, tal como pleitos semelhantes ocorridos no Ghana e África do Sul.


2 comments:

  1. Concordo com a tua escolha, pois que exige dos partidos um trabalho sério. Creio que não é por acaso que numa contagem de que vai para cerca de meia centena de partidos, falas mais daqueles que pelo menos se ouvem falar.

    Quanto à Assembleia da República, tenho a dizer que desde 2005 ficou claro para mim que a bipolarizacão estava a criar sérios problemas aos nosso processo democrático; os valores, as vantagens do multipartidarismo ficaram mortos e a Assembleia da República passou a uma cooperativa da Frelimo e Renamo, senão for das suas liderancas. O meu desejo que se pelo menos 4 a 5 partidos ganhassem assentos na AR e se possível nenhum partido tivesse mais que 50 % dos assentos. Não quer dizer que eu não gostaria que o partido que apoio tivesse os mais de 50 %, mas a bem da nossa democracia, a bem da nacão, seria bom que houvesse uma Assembleia da República semelhante ou até muito mais a da Assembleia Municipal da Beira.

    ReplyDelete
  2. concordo ... o parlamento na sua forma actual representa uma confraternizacao de camaradas de armas ... serve os propositos dos grupos la presentes e nao ao povo ... os deputados votam segundo siglas partidarias e comandos da sede ... acho que eh chegada a hora de modificar o jeito de fazer politica em Mocambique!!!

    ReplyDelete