Monday, May 18, 2009

Porquê Obama escolheu o Ghana?


O mundo foi apanhado de surpresa pela escolha do Ghana como única nação a ser visitada pelo presidente americano Barack Obama na sua próxima digressão pelo mundo.

Eu acredito que a passividade registrada nas eleições decorridas este ano e também as exemplares reformas governativas implementadas no país foram chaves na escolha. Lembrar que o Ghana foi pioneiro nas independencias Africanas e agora posiciona-se como pioneiro em governação transparente em África.

A reputação do Kenya foi manchada pela violência eleitoral do ano passado e pelos conflictos registrados pelo governo de unidade nacional no poder.

O “All Africa” aborda o mesmo assunto “… Varios jornais de Washington a Pretoria indagam sobre a razão da preferência do Ghana em relação ao Kenya, o País de origem do seu pai …”.

2 comments:

  1. Acho ser uma coerência. É uma boa decisão ao meu ver. É estimular os processos democráticos, o desenvolvimento económico e a transparência em África. Quem melhor trabalha precisa de estímulo.

    ReplyDelete
  2. Ya ... falta muito disso em Africa ... mostra que nos em Mocambique devemos faze-lo tambem ... nao so com o objectivo de atrair investimento estrangeiro mas tambem para melhorar o nosso nivel de vida e reduzir a corrupcao ... vamos introduzir normas governativas transparentes

    ReplyDelete