Wednesday, February 4, 2009

Combatentes da Corrupcao


Tenho sempre condenado a intervencão africana com olhos do ocidente … e em Moçambique agora vemo-la quando julgamos actos "corruptos". Eh tudo feito fora de um contexto histórico. A nossa abordagem ignora quase que intencionalmente a bagagem histórica por detrás das decisões.
O problema da corrupcão em Moçambique não se resolverá apenas através da intimidação criminal, principalmente porque muitos verão este acto intimidatório como simples persiguição politica e/ou estratégia eleitoral.
O combate a corrupção far-se-a na base … temos que prevenir que nosso corruptos sejam formados e ou que os recem formados se engagem na aplicação de seus conhecimentos, i.e. re-introduzindo preceitos basicos do ensinamento africano como a cultura de "partilha". Não é possivel que nós passemos por bairros pobres como Mafalala e Chamanculo, de zonas rurais com tamanha indiferença para o seu sofrimento, para os seus sonhos … só nós podemos fazer a diferença.
Eu entendo que a "corrupcao" em mocambique eh resultado de uma estrategia nacionalista por parte do partido no poder, esta que expandiu-se exponencialmente por todo País e ficou fora de controlo. É assim que temos que olhar para esta epidemia que afecta o País e só assim é que podemos curar esta ferida que afecta-nos a todos.
Muitos morrem de fome dia após dia por causa da impunidade politica, então para um problema politico uma solução politica e não só judicial.
Porque Moçambique pode

No comments:

Post a Comment