Thursday, February 19, 2009

Quem é o actual presidente da União Africana?


Minha intenção era debruçar-me sobre a União Africana (UA), ou agora Autoridade Africana (AA), os seus objectivos e feitos para o desenvolvimento de África. Mas nada posso afirmar categoricamente porque como disse Sócrates a milhares de anos atrás, “só sei que nada sei”.

Não pretendo, aqui, afirmar que a AA nada fez na sua curta existência, póis tenho lido na imprensa notícias sobre diversas intervenções militares. Nestes aventuras soldadéicas, ajudamos a muitos irmãos nossos que vivem em nações ainda assoladas por guerras civis a escaparem a balas perdidas.

Mas eu só já ouvi falar destas acções que representam fluxos negativos de capitais (despêndio de capitais), o resto não é divulgado, se é que acontece. Os nossos Governos, representantes e serventes do povo nos mantém em branco em relação as metas e conquistas da Autoridade Africana.

Então não falarei da Autoridade Africana até sentir-me com autoridade africana suficiente para falar desta organização.

Irei falar de Muammar Abu Minyar al-Gaddafi (Qaddafi, Kaddafi), um lider africano com cobertura mediática suficiente.

Qaddafi, personalidade Africana controversa, é o actual lider da Libia e aparentemente o actual Rei dos Reis Africanos (piada, lol, não é meu rei, alias, eu não tenho rei).

Qaddafi não intitula-se presidente e não detem nenhuma função pública deste 1979, mas governa o País como lider inquestionável e com honras de “Guia da grande revolução Libia”.

Nascido a 7 de Junho de 1942 na região desértica de Sirte, Libia, ele é formado em Direito pela Universidade da Libia.

Ele mais tarde alistou-se no exército e esteve em cursos de aperfeiçoamento militar na Grã-Bretanha. Mais tarde com um grupo colegas da academia militar, ele conduziu um golpe de estado contra a monarquia pro-ocidental, em 1969.

Ele e seus pares aboliram a monarquia e instauraram a República Árabe.

Na altura Qaddafi era um simples capitão, na nomenclatura militar, e após o golpe de Estado não auto-promoveu-se para a patência de General. Porem, aceitou a promoção para a patência de Coronel, e hoje é conhecido como Coronel Qaddafi.

Após a tomada do poder, Qaddafi impós um sistema de nacionalismo Árabe, e a espelho do que aconteceu em Moçambique, o povo foi dado como o governador do País.

Todas grandes empresas foram nacionalizadas e o alcool banido.

A Libia transformou-se de República à "jamahiriya" (Governo das massas) em 1977. Qaddafi abandonou todas as suas funções governamentais passando o poder a conselhos comunitários.

Criticos, porém, afirmam que o poder ainda continua nas mãos de Qaddafi e seus pares, e que a Libia é governada de forma dictatorial.

Após ter advogado um estado Pan-Árabe sem sucesso, Qaddafi agora luta por uma África unida. Mas tal como Mugabe não soube fazer a redistribuição da terra no Zimbabwe, Qaddafi não sabe promover a ideia de uma África Unida. Ele vem sempre com ideias extremistas, suportando uma liderança não democrática.

2 comments:

  1. Laude, obrigado por esta informação. As vezes esquecemos alguns pormenores sobre um indivíduo não menos quando pensamos que nem vale a pena gastarmos o nosso tempo para aprofundarmos sobre ele.

    Interessante é que ele não conseguiu manipular os outros árabes, mas consegue manipular mais que 50 chefes de Estados africanos. Será por que razão, pobreza?

    O outro caso, claro que não escreveste aqui directamente, é a aversão à democracia sem me esquecer que alguém dirá que ele com a sua jamahiriya o é, mas aqui refiro da democracia baseada em eleições periódicas e do poder limitado. O que Gaddaffi hoje está a fazer, não tem diferença da monarquia que ele destituiu. Isso todo o mundo já teve, Mocambique também com os impérios de Gaza, Monomotapa, Maravi, reinos yaos, etc. Gaddafi não é rei mesmo?

    Há um risco de gaddafizar-se o nosso Moçambique. Notaste o que Guebuza faz nos distritos contornando o sistema legal de governação em Moçambique?

    Enfim,...

    A propósito, eis aqui um artigo de Barnabé Lucas Ncomo para atiçar o nosso debate sobre a morte de Dr. Eduardo Mondlane.

    ReplyDelete
  2. Sem duvidas, a aversao a democracia eh um factor muito importante na definicao deste lider africano (como de muitos outros), mas ha quem diria que isso eh pura opiniao ... tentei aqui dissossia aquilo que eu penso daquilo que ele diz ser ... notei o facto de criticos indicarem que ele continuo o lider de facto deste pais.

    Thanks pelo artigo do Ncomo ... muito interessante

    ReplyDelete