Thursday, February 5, 2009

Daviz Retrogradou



Segundo O País, Daviz Simanago afirma que “É preciso conversar com as pessoas que querem ver a política moçambicana a ir para a frente e contribuir para o desenvolvimento do país. Mas, Daviz Simango, como singular, não tem intensão de formar um partido político”

Daviz decidiu não colocar seu nome no vagão frontal do comboio que “potencialmente” correrá no tão esperado Dakar Moçambique 2009.

Mas isto não vem como surpresa para mim. Foi resultado de muita pressão social a favor e contra, mas ele temeu ser visto como um revolto. A história já julgou o seu apelido por ser revolucionário após a revolução ... chamaram-no contra-revolucionário. A história prevê que após uma revolução tem que se parar e respirar até a implementação da próxima. Ele teme ser apelidado contra-revolucionário se quiser fazer tudo a pressa.

O País não é Beira, tal que todos nós expressamos em silêncio o nosso desejo por opção politica. Ao invêz de dar um voto em branco nas eleições, nós pura e simplesmente ficamos em casa.

Daviz está ciente que não tem carisma nacional e que aqueles que o querem por a frente deste movimento também o sabem. Ele está ciente que ele é o melhor sacrificio para que este movimento ganhe presença significante no parlamento.

Todos estamos cientes que o Chefe de Estado já renovou a sua candidatura e que aparecerão gritos ilusórios de fraude após as eleições. Mas a verdade é que o partido no poder não goza do mesmo comforto, eles podem perder a maioria na assembleia se um partido serio aparecer na praça.

Deviz não quer sacrificar sua carreira politica pois o posto máximo não esta disponível, mas aqueles que o rodeam sabem que eles tem lugares reservados naquela Magna casa cheia de ilustres.

Mas quem sabe ele não recuou, talvez ele esta sendo estratégico. Há uma clara necessidade de investigar o eleitorado antes de uma corrida eleitoral.

3 comments:

  1. Volto depois ao tema que colocas duma forma muito interessante. Abraco

    ReplyDelete
  2. Mais do que interessante como diz o sempre reflectido reflectindo (mesmo quando não concordo com ele) a colocação que fazes do assunto é bastante realista. Beira não é Moçambique e é necessário avaliar convenientemente os apoios extra murros/Beira para avançar com segurança para a ideia do partido. (lembram-se das pressões pro 3ª força quando Dlhakas expulsou Raul Domingos? Onde está o IPADE ou o PDD que se seguiram? Não terão sido vítimas desta precipitação que não avaliou a implantação e a base de apoio para além dos intelectuais influenciadores da mídia?)

    ReplyDelete