Wednesday, February 4, 2009

Obama determina limites de recompensação monetária para para executivos de Bancos que receberam subsidios governamentais


Surpreende-me imenso a ingenuidade existente em Paises do mundo desenvolvido. Ora vejamos, um grupo de executivos avarentos e com ambições desmedidas criam pacotes e produtos financeiros que ligeiramente entendem, entre os quais securitizações e o conceito de mark to market, produtos que dissociam qualquer responsabilidade por parte de que os vende ... estes produtos foram os principais responsáveis pela crise monetária mundial ... após criarem toda esta confusão eles correm em busca de socorro no Estado ... mudaram o mapa politico-económico mundial ... tornaram uma das maiores potências capitalistas do mundo, numa potência semi-socialista.

Mas eles não perdem a sua ambição desmedida e não aprendem com a licção ... é chegado Março, é altura de bonus pelo trabalho feito nos ultimos 12 meses ... e eles pagam-se tal compensação pela grande crise que criaram ao mundo ... ironia

O presidente Obama impos um limite de $500 mil nos bonus a serem pagos a executivos das grandes empresas que receberam subsidio governamental ... vejam o artigo abaixo

President Barack Obama on Wednesday imposed $500,000 caps on senior executive pay for the most distressed financial institutions receiving federal bailout money, saying Americans are upset with "executives being rewarded for failure

2 comments:

  1. Aprecio a sua analise critica sobre a crise economica mundial. No entanto, terei de descordar que o peso da cruz desta crise deva cair somente sobre os grandes executivos do 1o mundo e que o governo somente aparece como o grande salvador.

    Culpe-se os altos salarios, os bonus, a ambicao, a corrupcao, ou um governo desorganizado, poucos concordam sobre a razao da crise. Afirmando categoricamente que os executivos originaram a crise e o estado somente lhes oferece socorro, estas a tomar partido cego sobre o lado a defender.

    Os executivos sim erraram, mas quem foi que ofereceu altos emprestimos sem garantias a individuos sem capacidade alguma de pagar, que incentivou excessivos gastos no presente a custa de 1imprevisivel futuro, que induziu as grandes corporacoes a acreditarem que nao existe limite no risco? "O estado".

    E pra adicionar, deixa-me dizer que pra muitos economistas americanos, a economia Americana nunca foi uma economia capitalista pura, pois o governo sempre interviu de certa forma nas maiores decisoes e a teoria de invisible hand foi uma mera teoria.

    Na minha opiniao, esta crise originou-se devido a uma arrogancia do Ocidente, particularmente Americana, cuja ambicao e orgulho excedeu as suas capacidades reais, mas nem o governo e nem as corporacoes estavam dispostas a aceita-la.

    ReplyDelete
  2. Joyceguiry obrigado pelo comentario, tens pontos positivos e tenho que concordar alguns deles, mas note que:

    1. A crise foi criada pela ambicao dos executivos. veja que o conceito de "mark to market" esta centrado em contabilizar hoje lucros que serao recebidos daqui a 10 anos ... isso faz com que muitas companhias reconhecessem lucros que nunca tinham recebido, tudo dinheiro virtual.

    2. Os bancos extenderam emprestimos a individuos sem confirmar o risco de credito destes.

    3. Os bancos inventaram produtos exoticos com "securitization" que muitos deles nao entendem, vendiam lucros, annualidades, criaram veiculos para armazenamento de risco ... nisto, eles so adiaram problemas futuros.

    4. So dois bancos estaduais eh que faliram como resultado desta crise economica ... entao o Estado nao foi o maior promotor desta crise ... eles contribuiram. E se fosse so o Estado a situacao nao teria se alastrado para os grandes bancos

    5. O banco central acreditou que o espirito egoista dos gestores bancarios faria com que eles instalassem medidas de controlo necessarias para evitar a extensao de credito a individuos insolventes.

    Concordo, quando dizes que a economia Americana nunca foi puramente capitalista, mas a proporcoes correntes sao sem precedente. O governo tornou-se accionista maioritario (controlador) das grandes empresas ... Dantes eles envolviam-se em industrias chaves como os correios, investigacao cientifica e espacial.

    ReplyDelete