Wednesday, February 4, 2009

A nossa "Democracia" foi por inseminação artificial


imagem da c-r-org (Tiny Rowland e afonso Dlhakama em Agosto de 1992)

Houveram muitos actores no urdir da nossa tão granjeada democracia. Todos, acredito, contribuiram de maneira imensurável, tendo em conta que a paz em qualquer nação não tem preço. Nos ultimos dias, dois dos principais progenitores dessa democracia tem trocado palavras numa retórica paternal irritante.
Na altura, a retórica geral era que tudo o que foi feito durante a Guerra Civil foi sobre a guarda-chuva do nacionalismo e patriotismo, e que tudo o que faziam era por um Moçambique melhor e não com fins materiais. O povo que gosta de descurso demagogo acreditou, sem saber que por detras das cortinas Sant’Egidicas muitos negocios e trocas monetarias ocorreram.
Minha surpresa é enorme quando me é revelado que a nossa democracia foi "comprada", e que afinal ela foi por inseminação artificial. Quando leio que a tão almejada democracia aconteceu depois de tanta negociação – mas não negociou-se a gestação e posterior crescimento da fragil democracia – negociou-se o preço do sémen do auto-proclamado pai da democracia.
Sem dúvidas os dois maiores partidos politicos em Moçambique foram os progenitores da democracia, mas eles não o fizeram de borla. O pior é que após a gestação pegaram na mola e bazaram.
Eles foram/são pais ausentes, eles abandoram o lar a muito tempo e deixaram a democracia crescer a mercé da sua sorte.
Quem é Tiny Rowland e quem é a Lonrho? Como é que eles, movidos pelo materialismo, foram os “principais” actores na busca da democracia em Moçambique?
Se o artigo em anexo for verídico, a Lonrho é uma Multinacional Inglesa com interesses económicos em Moçambique que se via lesada financeiramente devido a guerra em Moçambique. Eles pagavam subornos mensais a Renamo para que esta não sabotasse os seus activos agricolas e industriais no norte do País.
Segundo o mesmo artigo, em Junho de 1982 a Lonrho assinou um acordo secreto com a Renamo em relaçao a um oleoduto na cidade da Beira. O acordo previa que a Renamo receberia $500,000 por mês até data indeterminada, data esta em que as partes informariam a cessacao de pagamento a outra com um mês de antecedência.
O mesmo artigo indica que a Renamo recebeu somas avultadas de outros cordos alcançados. Esses encargos de protecção ficaram caros para a Lonrho de tal modo que a paz em Moçambique passou a ser do interesse do seu interesse.
Segundo o artigo, a Lonrho através do Tiny Rowland (PCA) foi chave no alcance da democracia em Moçambique. Isto parece um conto epopéico que surpreende a todos aqueles que seguem a história oficial. Houveram muitos babanços, trocas monetarias, subornos, namoros para que a nossa democracia fosse alcançada.
Vamos ler um pouco do diferente ... mas atenção ... não acreditemos em tudo
PS: o artigo em anexo muito ligeiramente toca no parido no poder, não acredito ser um sinal de bias e não o retira isenção do autor ... cada um conta aquilo que sabe ... mas não vamos inferir que a Frelimo não comeu parte do bolo

No comments:

Post a Comment